História

Vicente de Paulo… inconformado com a pobreza e o sofrimento

Inconformado com a pobreza e o sofrimento à sua volta em Paris nos anos de 1600, Vicente de Paulo busca meios para ajudar aqueles que estavam em necessidade através de gestos simples de bondade, sem saber, que mais tarde, se tornariam o carisma das Filhas da Caridade.

Das Senhoras da Caridade... à Margarida Naseau

Vicente obteve ajuda de mulheres ricas. Depressa, ele percebeu que a caridade precisava ser organizada. Assim, em dezembro de 1617, criou a Associação das Senhoras da Caridade. Estas senhoras realizavam um grande trabalho, mas a demanda era tão grande que foi necessário encontrar outras pessoas para ajudá-las.
Então, uma jovem simples, Margarida Naseau, moça do campo veio falar com Vicente para oferecer sua vida para o serviço dos pobres...
Seu exemplo foi fascinante... É assim nasceu a Companhia das Filhas da Caridade. Margarida morreu de peste depois de ter dado sua cama a uma mulher que tinha contraído a doença.

Luísa de Marillac e as primeiras Filhas da Caridade

Vicente confiou a formação destas primeiras jovens a Luísa de Marillac, sua amiga e colaboradora.
Em 29 de novembro de 1633, estas jovens se reuniram na Casa de Luísa para viver seu ideal de vida em Comunidade sob sua orientação.