quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mensagem do Padre Diretor por ocasião da Festa de São Vicente de Paulo 2015

Minhas prezadas Irmãs,

Aproxima-se a festa de nosso querido Pai Vicente de Paulo e, como tal, preparamo-nos para celebrá-la junto com os pobres, nossos senhores e mestres, nas diversas comunidades no mundo inteiro, onde há a presença da família vicentina.
Celebrar a festa de São Vicente não significa somente fazer memória desse grande santo na Igreja, mas, sobretudo, fazer com esta memória seja atualizada e vivida por todos nós seus filhos e filhas.
São Vicente foi um homem de oração e ação. Ele soube muito bem aplicar em sua vida o mandato missionário de Jesus, sentindo-se parte dele: “O Espírito do Senhor me enviou para evangelizar os pobres” (Lc 4, 16).
São Vicente já não existe mais na terra, mas nos deixou esse grande e belo carisma de cuidarmos bem dos pobres.  Agora é a nossa vez. Somos convocados(as) para esse fim. A Companhia entende bem isso quando reafirma o conceito da missionariedade e, a qual deve fazer parte de sua essência: “A companhia é missionária por natureza” (C.25).
Nessa ação do discipulado(a) missionário(a), os pobres, são para as filhas caridade, matéria de sua consagração. A Companhia , atualmente, interpela todas elas a olharem com cuidado e zelo apostólico para as “novas formas de pobreza” e a não serem indiferentes as mesmas (C.11). A constituição nos diz que os mais pobres devem ser prioridade no serviço da Companhia.
Queridas Irmãs, essas duas categorias da vida da Companhia: a missão e os pobres se conjugam. Nesses dias que comemoramos a festa de nosso Pai Vicente, somos convidados (as) a fazermos nosso ato penitencial diante do Senhor Jesus Cristo e pensarmos, se de fato, nós seus filhos e filhas, estamos sendo fiéis àquilo que São Vicente de Paulo nos ensinou.
Será que não estamos nos esquecendo dessa essência na vida da Companhia, na Congregação da Missão, e nos preocupando com coisas, que não são essenciais e de tão pouca importância (estruturas, vida cômoda e fácil, interesses pessoais, etc...) em relação ao serviço dos pobres e à missão? Mais do que nunca os pobres gritam por socorro (Ex. 3) nos interpela a sermos outro ”Moisés” em suas vidas.
Estar com os pobres, amenizar suas dores, nos traz realização plena em nossa vida de consagrados, como diz São Vicente: “Oh que felicidade viver e morrer no serviço aos pobres...”.
Celebremos a festa de São Vicente com esperança de que precisamos retomar essa essência, a qual deve sustentar a animação, a felicidade, a realização e o gosto de ser consagrado (a) a Deus vivendo o carisma vicentino.  
Nesse sentido caminhemos animados (as) de um dia, no céu, sermos recebidos por São Vicente e Santa Luísa, com um grande abraço de gratidão por termos sido fieis no serviço da missão junto aos pobres.
A todas vocês, desejo uma feliz festa de São Vicente! Com minhas bênçãos em São Vicente,

Pe. Raimundo Nonato Cândido da Silva, CM

Diretor Provincial

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Comunicado Assembleia Geral 2015



               COMPANHIA
 DAS FILHAS DA CARIDADE
 DE SÃO VICENTE DE PAULO
               
         140, RUE DU BAC
     75340 PARIS Cedex  07              

 Site web: www.filles-de-la-charite.org





A Companhia das Filhas da Caridade está presente nos cinco continentes e em 94 países, com aproximadamente 16.000 Irmãs, a serviço de Cristo junto aos mais necessitados.

As Filhas da Caridade realizarão sua Assembleia geral entre 5 de maio e 12 de junho de 2015 na sua Casa-Mãe, em Paris, à rua du Bac nº 140.

Como de costume, esta Assembleia irá avaliar e promover a fidelidade ao carisma próprio e a vitalidade apostólica de toda a Companhia.











Uma semana de retiro espiritual introduzirá cinco semanas de reflexão em torno do tema: “A audácia da Caridade para um novo elã missionário”. Os membros da Assembleia buscarão juntos, em fidelidade à Igreja e ao carisma, meios para melhor responder aos apelos de todos os que sofrem com o escândalo da pobreza e das escravidões modernas: refugiados, marginalizados, vítimas do tráfico…
Será durante esta Assembleia que acontecerá a eleição da Superiora geral e do seu Conselho. Este é responsável pela animação espiritual da Companhia das Filhas da Caridade e da coordenação dos esforços missionários entre as diferentes Províncias.

Esse acontecimento internacional é também ocasião para aprofundar a mensagem dos Fundadores, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, para viver o presente com audácia, definir orientações para responder aos desafios missionários e espirituais da atualidade e, caminhar para o futuro com alegria e confiança.

Irmã Rosa Maria e Irmã Assunção
nossas representantes na Assembleia
Da Província da Amazônia, participam desta Assembleia, Irmã Rosa Maria Leite dos Santos, Visitadora e Irmã Maria Assunção da Costa Sousa.

Todas as Irmãs da Província, bem como, o Diretor Provincial, Padre Raimundo Nonato Cândido da Silva, acompanham os membros desta Assembleia, pela comunhão de orações.

Maio de 2015. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Nightniqui JMV BELÉM CAN







"E perceba
Que só Ele pode compreender o seu interior
As suas dores afastar
O seu sonho realizar
A sua vida transformar

Basta que você entenda
Que é Deus, que te faz entender toda poesia
Que torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz
Apenas atenda quem chama"

Rosa de Saron - Sol da meia noite


sábado, 4 de abril de 2015

MENSAGEM DE PÁSCOA 2015 DO DIRETOR DA PROVÍNCIA DA AMAZÔNIA PADRE RAIMUNDO NONATO


Queridas Irmãs,

“Por que procurais Aquele que vive entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou...” (Lc.24,5-6)

Imaginemos a alegria daquelas mulheres que cedinho, na madrugada, com espírito corajoso e fiel, ouvem essa notícia por parte do anjo: Ele ressuscitou!

Nesse tempo de páscoa, somos convidados (as) a renovar esta mesma alegria que contagiou o coração daquelas mulheres; afinal, a páscoa de Jesus nos aponta para o grande mistério de nossa fé e na qual firmamos nossa caminhada de evangelizadores, discípulos (as) missionários(as) de Jesus de Nazaré. Somente com a certeza de que nosso Deus é o Deus dos vivos, da vida plena, éque marchamos conscientes e pressurosos na nossa caminhada de Igreja, construindo o Reino de Deus, já aqui na terra.
O Papa Francisco nos dizque “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus Ressuscitado” (EG, 1).
O mundo de hoje marcado por tantos sinais de morte que afetam principalmente os mais pobres, nossos amos e senhores, a mensagem da páscoa nos convida, em meio a essa realidade, a irrompermos sinais de vida e de ressureição. O carisma vicentino é essencialmente instrumento de vida e ressureição. Sejamos, portanto, esses instrumentos do Cristo ressuscitado, na vida de tantos irmãos nossos, que esperam de todos nós, noticias boas, como a boa notícia que aquelas mulheres levaram aos discípulos desesperançados e medrosos: “Vimos o Senhor, ele está vivo!”(Jo. 20,18).
A todas vocês desejo uma feliz e santa Páscoa e que esse mesmo Cristo ressuscitado renove, nesse tempo de graça, seus propósitos de seguir adiante no trabalho da messe, levando essa boa notícia aos pobres, a exemplo de São Vicente e Santa Luísa de Marillac.

Pe. Raimundo Nonato Cândido da Silva, cm
Diretor Provincial

MENSAGEM DE PÁSCOA DE IRMÃ ROA MARIA VISITADORA DA PROVÍNCIA DA AMAZÔNIA


Ressuscitou, aleluia!
Minhas queridas Irmãs, é Páscoa! 
Cantemos felizes, o Aleluia da Ressurreição!

             O anúncio jubiloso da Páscoa, que ressoou com força na noite da Vigília Pascal, vem tornar mais firme a nossa esperança.

“Por que motivo procurais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui; ressuscitou!” (Lc 24, 5-6). Assim o Anjo encoraja as mulheres que foram ao sepulcro. E assim repete a liturgia pascal a nós, homens e mulheres deste mundo: Cristo ressuscitou, Cristo está vivo no meio de nós! A morte já não tem qualquer poder sobre Ele (cf. Rm 6, 9).

No grande Mistério da Redenção e da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, descobrimos o valor e a dignidade da vida humana como um bem gratuito. A existência terrestre percorrida e vivenciada pelo mestre Jesus é um dom em processo de renovação.

Jesus morreu para nos dar a vida. Em nossa sociedade são tantas as vidas ceifadas, pela dependência química, pelo crime organizado, pela generalizada onda de violência por motivações diversas e pela estrutura política corrompida. Estes sinais de morte e dor são superados pela Páscoa do Senhor e nossa.  

Alimentadas pela força da fé e da coragem emanadas do Amor do Cristo Ressuscitado, cuidemos da VIDA de nossas crianças, de nossos jovens e das pessoas de todas as faixas etárias, com as quais convivemos e trabalhamos, não medindo sacrifícios em ressuscitar Jesus Cristo em suas vidas e corações. Cada uma sendo melhor no Ressuscitado, o mundo será melhor.

Peçamos a Maria, silenciosa testemunha da Páscoa, Mãe do Crucificado ressuscitado, que, na hora da dor e da morte, conservou acesa a chama da esperança, que ela ensine também a nós a ser, por entre as contradições do tempo que passa, convictas e alegres testemunhas da perene mensagem de paz e amor que o Ressuscitado trouxe ao mundo.

Que a Sua alegria e Sua força nos acompanhem neste período Pascal e sempre!


FELIZ E SANTA PÁSCOA DO ANO DA PAZ E DA VIDA CONSAGRADA 
PARA TODAS AS FILHAS DA CARIDADE!


Irmã Rosa Maria Leite dos Santos
Filha da Caridade
VISITADORA